Central de Apoio ao Internauta
 
 Imprensa » Releases Entrevistas  |   Notícias   |   « voltar
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Insight Engenharia de Comunicação; Regina Lima
(11) 3284-6147regina@insightnet.com.br
mês   ano 

13/05/2010
Selo Internet Segura será referência de qualidade para pequenos e médios varejistas virtuais
Lançado pelo Movimento Internet Segura – MIS, comitê da camara-e.net, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, a iniciativa estabelece garantias de confiabilidade para o e-consumidor brasileiro

O Movimento Internet Segura (MIS), comitê Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) anunciam o desenvolvimento de uma certificação com o objetivo de atestar o cumprimento de práticas seguras de pequenos e médios varejistas no comércio eletrônico. O Selo Internet Segura estabelece padrões mínimos de segurança técnica, operacional e jurídica.

Estima-se que atualmente existam cerca de 60 mil CNPJs diferentes vendendo pela Internet no Brasil, sem contar as transações feitas entre pessoas físicas por meio dos leilões virtuais.

De acordo com o Diretor Executivo da camara-e.net, Gerson Rolim, o Selo proporcionará a padronização de procedimentos, concedendo maior confiança ao e-consumidor no momento de fazer compras em sites de marcas menos conhecidas. “Com isso será possível impulsionar o empreendedorismo online, aumentar as vendas pela web e, consequentemente, fazer crescer o número de e-varejistas e de e-consumidores, capacitando a base empresarial do país para a prática de negócios eletrônicos seguros”

A coordenadora do MIS, Marinês Gomes, comenta “O selo será uma referência para o consumidor que ao vê-lo, mesmo sem conhecer a marca do site, saberá que aquele vendedor atende a requisitos básicos como a comprovação da existência física da empresa, o compromisso com a privacidade dos dados e a responsabilidade ética no comércio eletrônico”.

Segundo ela, a iniciativa soma-se ao lançamento, no ano passado, do Índice de Confiança do e-Consumidor e ao prêmio Internet Segura de Jornalismo, que já está em sua terceira edição. “São ações práticas que o MIS tem desenvolvido como forma de ampliar o alcance de seus esforços para além do fornecimento de dicas de segurança. As empresas que fazem parte do comitê entendem que desta forma a contribuição para a formação de um ambiente saudável na internet se torna ainda mais eficaz”, diz.

Gerson Rolim ressalta, ainda, o caráter institucional do selo como garantia de confiabilidade.

Segundo ele, a parceria une a entidade que representa o segmento virtual do comércio à maior representante do comércio tradicional de São Paulo que tem atuação nacional por meio de entidades coligadas.

“Com isso temos todo o conhecimento da camara-e.net sobre as necessidades obrigatórias para uma atuação segura na internet e uma base de dados altamente qualificada para análises de risco de fraudes com o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo. São condições indispensáveis para o sucesso de um projeto como este e estão à nossa disposição”, disse.

Após a assinatura do termo de cooperação, o Selo Internet Segura entrará na fase de detalhamento dos critérios para sua concessão.


Sobre o Movimento Internet Segura

O Movimento Internet Segura (MIS- WWW.internetsegura.org) foi criado em setembro de 2004 sob a coordenação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Desde sua fundação a preocupação principal do MIS foi a de atuar na educação do usuário de Internet no sentido de evitar que as pessoas façam transações na rede de forma insegura caindo em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede acreditando que essa é uma prática insegura. A partir do final de 2008, o Movimento incorporou ao escopo de sua atuação a defesa da infância e da adolescência, fornecendo informações aos pais, responsáveis e aos próprios menores para que eles saibam reconhecer e evitar ações de mau feitores.

A iniciativa conta com a participação direta das empresas American Express, Americanas.com, Auto Z (portal do grupo Dpaschoal), Carrefour, Certisign, Comprafacil.com.br, eFacil (Portal do atacadista Martins), Extra.com.br, Gemalto, Google, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Microsoft, Ponto Frio, Redecard, Sack’s, Serasa, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, Submarino.com.br, TokStok.com, Verisign, Videolar.com, Visanet e Wal Mart. No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet e pode acessar à Central de Apoio ao Internauta, que responde dúvidas por e-mail sobre todos os assuntos relativos à questão da segurança na rede.

Sobre a camara-e.net

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – camara-e.net, fundada em 07 de maio de 2001, é a principal entidade multissetorial da America Latina e entidade brasileira de maior representatividade da Economia Digital. O seu papel tem sido fundamental para a promoção da segurança nas transações eletrônicas, a formulação de políticas públicas alinhadas aos anseios da sociedade moderna e, especialmente, para o aprimoramento de marcos regulatórios setoriais, que dão suporte legal às medidas de incentivo necessárias ao desenvolvimento de nosso país.
 
 
 
     
 
 
  camara-e.net  
Visanet Redecard Google Americanas CompraFácil Extra Livraria Cultura Magazine Luíza Marisa AutoZ Sack's Saraiva Siciliano Videolar Submarino Tok&Stok Ponto Frio e-facil ShopTime WalMart American Express