Central de Apoio ao Internauta
 Comércio eletrônico voltar
 
Entre as atividades cotidianas das pessoas, poucas se viram tão favorecidas pela propagação da Internet como o comércio eletrônico. Isso pode ter uma razão muito lógica. Comprar já é um ato prazeroso por si só. Junte a isto o fato de não ter que se deslocar para comprar na hora em que desejar, com uma enorme variedade e preços para escolher, podendo ainda escolher a forma de pagamento. Pronto! Aí está a fórmula de sucesso: conveniência e facilidade.

Muitas lojas on-line publicam ofertas que não estão disponíveis em suas lojas físicas, assim como pacotes especiais. Não há dúvida de que fazem isso porque, igualmente para elas, vender on-line representa toda uma série de vantagens.

Entretanto, o fato do produto ou serviço não estar fisicamente presente no ato de compra pode ser um pouco intimidante.


OS CONSELHOS A SEGUIR AJUDAM A VENCER O TEMOR E A COMEÇAR A DESFRUTAR DAS MARAVILHAS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO


SAIBA COM QUE ESTA LIDANDO

É uma ótima idéia conhecer qual é o endereço físico do vendedor para realizar trocas ou fazer uma reclamação, assim como seus telefones.
 

INFORME-SE SOBRE O PRODUTO QUE ESTA ADQUIRINDO

Leia com atenção a descrição do produto, especialmente as “letras pequenas”. Além disso, procure por sinais que indiquem que o produto ou serviço está em liquidação e que não haverá devoluções.
 

PESQUISE PREÇOS,FORMAS DE PAGAMENTO E TAXAS DE ENTREGA

A Internet oferece o melhor meio para comparar as diferentes ofertas daquilo que você deseja adquirir. Dedique um pouco de tempo para garantir que obterá o melhor pelo seu dinheiro, e não se esqueça de incluir todos as taxas adicionais, como impostos, frete, entrega, etc.
 

VERIFIQUE OS TERMOS PARA DEVOLUÇÕES E RECLAMAÇÕES DE GARANTIA

Você poderá devolver o produto ou serviço se não estiver satisfeito? Quantos dias terá para isso? Você pode levá-lo pessoalmente a um representante do fornecedor? Quem pagará os gastos de envio nesses casos? Você pode cancelar sua compra se não receber o bem em um prazo determinado? Todas essas são questões das quais você deve estar consciente e aceitar antes de fazer sua compra.
 

PAGUE PREFERENCIALMENTE COM CARTÃO DE CRÉDITO

Não é recomendado o pagamento em dinheiro vivo. Além disso, verifique com o emissor do seu cartão de crédito se ele dispõe de uma proteção caso surja uma contestação com a empresa vendedora.

 

MANTENHA UM REGISTRO IMPRESSO

Guarde uma cópia impressa da confirmação da compra que acaba de fazer para qualquer esclarecimento posterior.
 

PROCURE PELOS SINAIS DE SEGURANÇA

Certifique-se de que o site em que digitará seu número de cartão de crédito utiliza tecnologia segura. O URL ou endereço do navegador deve começar com https:, onde o “s” significa “Seguro”. Também é importante localizar o ícone do cadeado na barra de status (parte inferior) do navegador.

Riscos existem em qualquer área, em qualquer situação e em vários momentos da nossa vida, mas se você estiver tomando alguns cuidados, sem dúvida poderá comprar confortávelmente pela internet, os indicadores na figura permitem eliminar quase completamente a possibilidade de que você seja vítima de alguma fraude e, acompanhada do resto dos conselhos desta seção, essa possibilidade é praticamente nula.

Ícone de Alarme: Nunca envie sua informação de cartão de crédito em um e-mail ou por mensagem instantânea e, se o site não for seguro, ou seja, se o endereço começar por http:// em vez de https://, o melhor a fazer é comprar em outro lugar.

Verifique se o site conta com Selos de Aprovação de entidades especializadas.

As empresas vendedoras podem incluir esses selos somente se estão de acordo com rigorosos padrões de serviço, como termos de garantia, políticas de privacidade, etc.

Ícone de Alarme: Ainda que esses selos apareçam, convém clicar sobre eles para verificar que o emissor o considera válido. Alguns comerciantes inescrupulosos copiam a imagem dos selos, mas ela não leva a lugar nenhum.

LEIA A POLÍTICA DE PROVACIDADE

Entenda exatamente o que o site fará com a informação pessoal que você digitar no momento em que fizer sua compra. Dados como nome, endereço, número de cartão de crédito, etc. Se não há uma Política de Segurança visível ou se você não está de acordo com ela, é melhor comprar em outro site.
 

FINALMENTE, CONFIE NOS SEUS INSTINTOS

Se o site onde você deseja comprar reúne todos esses critérios de confiança, o mais provável é que é seguro realizar a operação. Entretanto, como no mundo real, se algo não lhe parece bem, esqueça-o e procure em outro lugar que inspire sua confiança.
 

TESTE

Se você faz compras on-line, com certeza sabe como distinguir as lojas boas das ruins e das piores, não? Confirme fazendo este pequeno teste!
 
 
 
 
  camara-e.net  
Visanet Redecard Google Americanas CompraFácil Extra Livraria Cultura Magazine Luíza Marisa AutoZ Sack's Saraiva Siciliano Videolar Submarino Tok&Stok Ponto Frio e-facil ShopTime WalMart American Express