Central de Apoio ao Internauta
 Institucional voltar
 


Movimento Internet Segura se consolida com lançamento do site e da campanha publicitária

Iniciativa de maior participação corporativa em prol da segurança na rede começa a levar sua mensagem aos internautas após um ano de discussões

O lançamento do site e da campanha publicitária, no dia 5 de abril de 2005, marca o início da fase externa do Movimento Internet Segura (MIS), dentro de seu objetivo de levar informações que permitam aos usuários da internet no Brasil uma navegação mais segura e com maior confiança pela rede. Para que isso se transformasse em realidade, porém, foram necessários vários meses de trabalho.

O ponto de partida ocorreu em dezembro de 2003, quando, reunidas na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), empresas de diversos segmentos chegaram à conclusão de que havia a necessidade de tomar medidas para combater dois problemas que vinham prejudicando o mercado como um todo.

Um dos problemas era convencer as pessoas desconfiadas da segurança da rede que fazer transações pela internet pode ser tão seguro como numa loja comum, desde que sejam tomadas algumas precauções simples. O outro era o de orientar as pessoas sobre como evitar as fraudes na rede.
A reunião decidiu pela elaboração de um anteprojeto, que refletiria um consenso entre as empresas participantes sobre quais seriam as melhores práticas para prevenir as fraudes e como agir para levar estas informações ao usuário da web.

O documento ficou pronto na metade do ano passado. A conclusão foi a de que a iniciativa precisava de recursos próprios e de uma organização destinada a dirigir as estratégias definidas pela entidade.

Em setembro de 2004, American Express, Banco do Brasil, e-Consulting, Extra.com.br, Ipdi, Microsoft, Redecard, Serasa, Submarino e Symantec, decidiram patrocinar a entidade e destinar os recursos necessários para suas atividades. Foi o nascimento oficial do Movimento Internet Segura. A atitude do grupo inicial ganhou logo a adesão da McAfee e, mais recentemente, da Visanet.

Outras organizações optaram por aderir como endossantes ou apoiadores de mídia, mas assumindo o compromisso de difundir as mensagens do MIS. São elas Americanas.com , Magazine Luiza, Livraria Cultura, Saraiva, Siciliano, Shoptime, Tok&Stok, Somlivre.com, UOL, Terra, IG, MSN, Yahoo!, AOL e Folha de S. Paulo.

O presidente da Camara-e.net e líder do MIS, Gastão Mattos, sublinha que a diversidade do segmentos representados no movimento permite uma atenção constante aos acontecimentos ligados à segurança em praticamente todas as atividades econômicas realizadas na internet.

“Os membros do Movimento incluem bancos, bandeiras de cartões de crédito, lojas de comércio eletrônico, fabricantes de softwares e equipamentos de segurança e portais de acesso, além de outras organizações,” destacou.

“As experiências de todos formam um consenso importante sobre os cuidados que o usuário deve tomar para evitar cair nos golpes aplicados pela internet,” prosseguiu. “Este consenso esta disponível no nosso site, www.internetsegura.org”

 
 
     
 
 
 
  camara-e.net  
Visanet Redecard Google Americanas CompraFácil Extra Livraria Cultura Magazine Luíza Marisa AutoZ Sack's Saraiva Siciliano Videolar Submarino Tok&Stok Ponto Frio e-facil ShopTime WalMart American Express