Central de Apoio ao Internauta
 Central de Apoio ao Internauta voltar
 


Perguntas mais freqüentes

Este é o espaço para você tirar todas as suas dúvidas!

Veja abaixo as perguntas mais freqüentes feitas pelos internautas e selecionadas pela nossa equipe. Talvez uma delas responda a sua dúvida. Caso contrário, por favor, preencha o formulário para que possamos esclarecê-la.

1) Como participar do Movimento Internet Segura?

O Movimento Internet Segura (MIS) é um comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), por isso a participação no MIS é restrita aos sócios da camara-e.net. Então, o primeiro passo que uma empresa deve tomar para participar do MIS é se associar à camara-e.net, caso ainda não seja sócia. Depois será necessário apenas escolher um tipo de cota de patrocínio ao Movimento. Desta forma será possível participar das reuniões deliberativas do órgão e votar em suas decisões.

topo

2) Como obter o selo do Movimento Internet Segura?

O uso da marca Movimento Internet Segura é restrito aos membros patrocinadores do Movimento. Qualquer outra empresa que se utilize deste selo está fazendo isto de forma irregular.

topo

3) O que fazer em caso de fraudes?

Caso haja a suspeita de fraude em alguma transação, a primeira medida a ser tomada é tentar contato com a loja envolvida para se certificar de que o problema detectado é realmente uma fraude ou um problema simples que o vendedor se compromete a resolver. Constatada a fraude, o segundo passo é tentar o apoio de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Persistindo a falta de solução deve-se procurar a polícia, de preferência por intermédio das delegacias especializadas em crimes eletrônicos.

topo

4) Fiz uma compra em um site e não recebi o produto. Gostaria de saber onde denuncio isso ?

A providencia única possível é a denúncia do site vendedor ao Procon e Policia de sua região. Certifique-se de possuir evidencias da compra, como comprovante de pagamento, e-mails de confirmação, pois elas serão importantes no trabalho de investigação para punir os responsáveis.

topo

5) Tem algum órgão especifico que regula o comércio on-line e que possa fornecer informações sobre sites de marcas desconhecidas ?

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e o Movimento Internet Segura(MIS) estimam que existam atualmente no Brasil cerca de 10 mil lojas fazendo comércio eletrônico e não é possível conhecer a qualidade do serviço prestado por todas elas.  No caso de o produto desejado só ser encontrado nas condições desejadas em sites com marcas desconhecidas, o MIS orienta que o usuário busque contato com a loja em outro meio que não a intenrt, (telefone, por exemplo) para confirmar preços e formas der pagamento anunciadas. Uma vez confirmado, o próximo passo é escolher fazer o pagamento por intermédio de cartão de crédito. Isto daria condições de interromper o processo do pagamento caso haja algum problemas na entrega. Outra medida importante é guardar todas as evidencias da negociação como e-mails trocados e etc ...

topo

6) Como saber se a compra num site com uma marca desconhecida seria uma compra segura ?

Primeiramente é preciso saber se o endereço que aparece no navegador corresponde ao nome da loja. Depois verificar se ele é um site seguro observando se apresenta o cadeado no canto debaixo da página. Faz parte das boas práticas do segmento oferecer suporte fora da Internet para os clientes. Por tanto, se o site não oferece telefone ou endereço para correspondência física, desconfie.  Outro ponto importante é a forma de pagamento. Para aceitar pagamentos com cartão de credito a loja tem que passar apresentar alguns requisitos exigidos pelas credenciadoras do mercado de cartões. Isto também serve como referencial de credibilidade. Se a loja não aceita cartão, desconfie. Se disser que aceita, mas na hora do pagamento disser que tem algum problema sugerindo outra forma de pagamento, não aceite. Mesmo se a loja corresponder a todos estes itens sugeridos, é fundamental guardar todos os indícios da transação, como e-mails etc...

topo

7) Quais são os cuidados que se deve tomar ao usar a Internet em lan houses ?

Os cuidados de operação nas lan houses devem se iniciar pelos administradores do local, que devem, inclusive por obrigação legal, manter registro de todas as pessoas que operaram em suas instalações com horários, cópia de documentos originais dos clientes. Se demandados legalmente, os proprietários precisam apresentar a identidade de usuários, alvo de possíveis investigações criminosas. Alem disso, é essencial a boa pratica de prevenção de segurança, com instalações de anti virus e firewall de ultima geração e sempre atualizados para evitar possíveis invasões. Mesmo com estas providencias, seria ainda mais correto, uma operação de clen up após o acesso de cada usuário, apagando-se cookies, arquivos cachê, histórico e lista de entradas do usuário anterior, preservando não somente a segurança como a privacidade de todos.

No caso dos clientes, é fundamental evitar acessar sites que exijam autenticação de senha, como bancos e lojas, pois como a maquina não é de uso restrito, pouco se pode garantir sobre as medidas de segurança do estabelecimento, e eventualmente pode haver programas espiões que estariam registrando tudo o que é digitado naquela maquina, para uso nefasto posteriormente. Ou seja, o uso de lan houses, ou os chamados cybers cafés deve ser restrito a usuários buscando entretenimento e pesquisa de informações. Não é recomendado, por mais que sejam bem intencionados os proprietários do estabelecimento, usos que exijam autenticação de senha ou mesmo dados de identidade do usuário.

topo

8) Comprei um produto numa loja que apresenta o logo do Movimento Internet Segura e não recebi a mercadoria. O que vocês podem fazer para me ajudar a resolver este problema?

Infelizmente, a loja referenciada esta usando nosso logo sem autorização, que de certa forma, denota desvio de conduta correta por parte dos seus gestores. No que diz respeito ao nosso logo, estamos tomando as providencias necessárias.

No que diz respeito a sua situação, recomendamos que você colete todas as evidencias do ocorrido (copias de e-mails de confirmação, recibos de compras se houver, mesmo descritivo manuscritos de contatos por telefone com a loja) para abrir queixa crime contra os responsáveis e também denunciá-los ao Procon.
Sugerimos que em carta registrada, você comunique à loja que tais providencias estão sendo tomadas e alem disso, envie também cartas aos principais meios de comunicação dos grandes centros (jornais de São Paulo e Rio) sobre o ocorrido.

Se o problema se tratar de falta de capacidade do lojista, provavelmente a solução pode ter final feliz. Se for uma ação criminosa, a providencia terá sido tomada, e embora não haja neste caso, probabilidade de você ser ressarcido, a penalidade aos responsáveis poderá acontecer.

topo

9) Recebi um e-mail  muito suspeito. Fala sobre uma compra que não fiz e indica que eu click em um link caso queira cancelar a compra. Como vocês podem me ajudar ?

Trata-se de uma provável tentativa de fraude. Caso o seu endereço no e-mail esteja correto, alguém com propósitos fraudulentos esta usando a informação para empaná-lo. Através do acesso a este link indicado se iniciaria o golpe. Estamos informando a direção da loja utilizada no e-mail para as devidas investigações e providencias, em função do uso ilegal de seu nome.

Sugerimos que você destrua o e-mail, para evitar uso involuntário do link ali contido. Aparentemente, os responsáveis devem ter acessado de forma ilegal algum cadastro real de pessoas, com e-mails validos, para disparar esta tentativa. Caso você não retorne, eles nada poderão fazer, a não ser enviar outros e-mails com o mesmo propósito. Fique atento.

topo

10) Tive meu Orkut invadido e estão usando minha senha para fazer insultos a outras pessoas em meu nome. O que devo fazer ?

A primeira providencia é confirmar se o seu computador foi realmente afetado ou se trata de um blefe. Existem bons programas no mercado que podem verificar o status do seu computador, caso você não disponha de nenhum serviço de anti vírus atualizado. Supondo que seu micro esteja infectado, um destes serviços poderá proceder ao reparo. Por fim, quanto ao seu perfil no Orkut, sugerimos que você elimine seu cadastro nesta ferramenta, pois alguém tem a chave de acesso ao seu domínio de forma a causar-lhe todo este transtorno – esta sugestão independe do resultado de confirmação de que você teve ou não seu micro invadido. Estamos entrando em contato com o Google no Brasil, responsável pelo Orkut, para verificar se existe alguma orientação especifica quanto ao tema.

topo

11) O que devo fazer para não receber spams ?

O Spam é de fato um agente negativo na comunicação on-line e muitas vezes causador de problemas mais graves do que o infortúnio de uma comunicação indesejável. Malfeitores usam este mecanismo para proliferar programas espiões ou mesmo usurpar informações privadas dos usuários da rede. A recomendação do Movimento é pelo cadastramento de informações somente em sites conhecidos e que manifestem claramente qual o compromisso de privacidade da informação. É uma premissa essencial o compromisso de não envio de e-mails, mesmo próprios, e fundamental a não comercialização de informações cadastradas.

Recomenda-se também a adoção de filtros anti-spam que eliminam parte do problema (infelizmente em muitos casos, o simples clicar no texto de mensagem para retirada do cadastro, serve apenas para confirmar que o usuário existe e é ativo e assim proliferar mais mensagens enganosas). Existem varias iniciativas de auto regulação sobre envio de e-mails no mercado, e alem disso, alguns projetos de lei no Congresso sobre o tema, contudo, ainda sem conclusões concretas.

topo

12) O que é um Certificado e uma Assinatura Digital ?

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico que identifica quem você é. Alguns aplicativos de software utilizam esse arquivo para comprovar eletronicamente a sua identidade. Exemplo: Quando você por qualquer razão acessa suas transações pela Internet, o banco precisa certificar-se da melhor forma possível de que você é, de fato, aquela pessoa que tem junto ao banco poderes para enviar e obter informações a respeito daquela conta bancária associada a seus dados cadastrais. Como uma carteira de identidade, um Certificado Digital confirma sua identidade. Em resumo, a assinatura digital faz duas coisas: certifica, para o destinatário, que quem efetua a transação é de fato você; e garante também que não houve alteração do conteúdo da mensagem entre o momento de sua emissão e o de recebimento.

topo

13) Por que utilizar o Certificado Digital e quais os benefícios ?

A Certificação Digital é, atualmente, a forma mais segura de identificação do usuário na Internet, é uma evolução natural das técnicas de segurança na Internet. Não se trata apenas de mais uma senha. É um nível mais avançado de segurança, por meio do qual passou a ser possível oferecer a você, nosso cliente, uma solução que conta com uma senha única que só você conhece. Além disso, a chave privativa do seu Certificado é de uso exclusivo, secreto e intransferível. No processo de Certificação Digital, o Banco (por exemplo) desconhece (e não tem acesso) à chave privativa de criptografia do Certificado do cliente. Em resumo, a Certificação Digital aumenta a sua segurança e identifica, de forma inequívoca, as transações que forem realizadas por você, via Internet, com o Banco. Além do aumento da sua segurança nas transações, você ainda terá outras vantagens, como: - Acesso agilizado às transações, reduzindo-se a necessidade de impostação da senha a cada transação. Inicialmente, será preciso digitar a senha do certificado e também a sua senha de oito dígitos. Depois de digitar as duas senhas, você poderá realizar suas operações; - Assinaturas digitais nas transações de transferências de valores pela Internet.

topo

14) Existe algum tipo de incentivo, como preços promocionais, para ajudar as pessoas a adquirir certificados digitais ?

Já existem algumas iniciativas como, por exemplo, uma parceria firmada entre a Microsoft e a Serasa, por intermédio da qual os proprietários de softwares originais da Microsoft têm desconto de 50% na aquisição de um Certificado Digital e-CPF da Serasa.  Com ele é possível acessar os serviços virtuais da Receita Federal (e-CAC) para consultar e atualizar o seu cadastro, obter certidões negativas e comprovantes de arrecadação, conferir a sua situação fiscal, acompanhar processos tributários, entre outros. Além disso, você poderá recuperar cópias de suas Declarações do Imposto de Renda dos últimos cinco anos, identificar possíveis divergências existentes e receber instruções para a auto-regularização.

topo

15) Como posso saber se um computador está infectado ?

A melhor maneira de descobrir se um computador está infectado é através dos programas antivírus. Os antivírus são programas que procuram detectar e, então, anular ou remover os vírus de computador. Atualmente, novas funcionalidades têm sido adicionadas aos programas antivírus, de modo que alguns procuram detectar e remover cavalos de tróia, barrar programas hostis e verificar e-mails.  É importante ressaltar que o antivírus deve ser sempre atualizado, caso contrário poderá não detectar os vírus mais recentes.

topo

16) Como posso saber se os softwares instalados em meu computador possuem alguma vulnerabilidade ?

Existem sites que mantém listas atualizadas de vulnerabilidades em softwares e sistemas operacionais. Alguns destes sites são www.cert.org e cve.mitre.org.  Além disso, fabricantes também costumam manter páginas na Internet com considerações a respeito de possíveis vulnerabilidades em seus softwares.  Portanto, a idéia é estar sempre atento aos sites especializados em acompanhar vulnerabilidades, aos sites dos fabricantes, às revistas especializadas e aos cadernos de informática dos jornais, para verificar a existência de vulnerabilidades no sistema operacional e nos softwares instalados em seu computador.

topo

17) Que medidas preventivas devo adotar no uso dos programas de e-mail ?

Algumas medidas preventivas que minimizam os problemas trazidos com os e-mails são:

  • manter sempre a versão mais atualizada do seu programa de e-mail; evitar abrir arquivos ou executar programas anexados aos e-mails, sem antes verificá-los com um antivírus;
  • desconfiar sempre dos arquivos anexados à mensagem, mesmo que tenham sido enviados por pessoas ou instituições conhecidas. O endereço do remetente pode ter sido forjado e o arquivo anexo pode ser, por exemplo, um vírus ou um cavalo de tróia;
  • fazer o download de programas diretamente do site do fabricante;
  • desconfiar de e-mails pedindo urgência na instalação de algum aplicativo ou correções de determinados defeitos dos softwares que você utilize. Caso isto ocorra, entre em contato com os distribuidores destes softwares para certificar-se sobre a veracidade do fato.

topo

18) Que medidas preventivas devo adotar no uso de programas de troca de mensagens ?

  • manter seu programa de troca de mensagens sempre atualizado, para evitar que possua alguma vulnerabilidade;
  • não aceitar arquivos de pessoas desconhecidas, principalmente programas de computadores;
  • evitar fornecer muita informação, principalmente a pessoas que você acabou de conhecer;
  • não fornecer, em hipótese alguma, informações sensíveis, tais como senhas ou números de cartões de crédito;
  • configurar o programa para ocultar o seu endereço IP.

topo

 

 
 
     
 
 
 
  camara-e.net  
Visanet Redecard Google Americanas CompraFácil Extra Livraria Cultura Magazine Luíza Marisa AutoZ Sack's Saraiva Siciliano Videolar Submarino Tok&Stok Ponto Frio e-facil ShopTime WalMart American Express